Laboratório de Análises Clínicas "Satyro Pereira França"

O HIFA Laboratório vem trabalhando desde 1980, quando foi implantado na instituição com o nome de Microlab. Desde então atua com eficácia na diagnose laboratorial, seriedade e qualidade nos serviços prestados. O laboratório ganhou destaque no atendimento a pacientes de todo o Sul do Estado, de todas as idades, sendo sua especialidade a coleta infantil, com atuação em um complexo laboratorial de alta tecnologia atendendo ao SUS (Sistema Único de Saúde) e convênios.

Com a construção do novo Laboratório, em dezembro de 2008, recebeu o nome de “Laboratório Satyro Pereira França” que homenageia o ex-presidente e um dos maiores empreendedores na história do hospital.

 

Tecnologia

O HIFA Laboratório possui equipamentos de ponta que resultam na qualidade dos serviços prestados pelo nosso laboratório. Em 2021, por exemplo, adquiriu novos equipamentos de hematologia e bioquímica. Os aparelhos comprados com recursos próprios correspondem a um investimento de quase R$500 mil reais.

Segundo a Especialista em Análises Clínicas e Diretora Técnico do Laboratório, Dra. Vanessa Miranda, os aparelhos são equipamentos ultra modernos e proporcionam maior precisão e agilidade nos resultados.

“O equipamento de hematologia XNL550, por exemplo, faz leituras adicionais não realizadas nos equipamentos anteriores, auxiliando a equipe técnica e médica na identificação e diferenciação de infecções bacterianas ou virais, se tornando uma ferramenta aliada no diagnóstico das doenças. Já o aparelho de bioquímica INTEGRA400 Roche veio para trazer mais facilidade, já que antes eram necessários dois ou mais equipamentos para realização de alguns exames; e estes agora serão centralizados, proporcionando uma resposta mais rápida nos resultados. Além disso, há nele a possibilidade também de ser utilizado para a dosagem de drogas terapêuticas”, explicou.

Outro aparelho que faz parte do HIFA Laboratório é o Bactec 9050, da marca BD, um equipamento de hemocultura automatizado, o primeiro do sul do Estado do Espírito Santo, que detecta a presença de microrganismos no sangue e demais líquidos biológicos.

Segundo Dr. Vanessa, os equipamentos permitem maior exatidão e agilidade nos resultados dos exames. “A automatização do laboratório foi fundamental para a melhoria dos nossos serviços. Ajudou a liberar os laudos em tempo hábil ao médico, para assim fazer as intervenções necessárias e evitar as desnecessárias” ressaltou.

Certificações

O HIFA Laboratório possui acreditação desde 2010 do Sistema Nacional de Acreditação – DICQ. Após auditado obteve a aprovação do seu sistema de gestão da qualidade e competência técnica.

Nossa missão, visão e valores

O Laboratório tem como missão contribuir para diagnósticos, terapêutica, prevenção e prognósticos corretos por meio de análises e interpretação de materiais biológicos, assegurando aos clientes resultados confiáveis e rápidos, e contribuindo para o crescimento e bem estar de nossa equipe.

Visão

O Laboratório visa ser reconhecido como o melhor em excelência e tecnologia do Sul do estado.

Política da Qualidade

A Política da Qualidade usada pela Direção do HIFA Laboratório está refletida no comprometimento da missão proposta de bem servir aos nossos clientes com resultados confiáveis, em tempo hábil e um elevado padrão de atendimento.

HISTÓRIA HIFA LABORATÓRIO

O laboratório ganhou destaque no atendimento a pacientes de todo o sul do Estado, de todas as idades, sendo sua especialidade a coleta infantil, sendo um complexo laboratorial de alta tecnologia atendendo ao SUS (Sistema Único de Saúde) e convênios.

1980
Implantação

A implantação do Laboratório de Análises Clínicas aconteceu em 1980, na época chamado de Microlab. No momento da sua inauguração, o Laboratório era conhecido como Microlab. Lá eram realizados exames complexos e automatizados garantindo qualidade e agilidade em atendimento 24 horas.

2007
Serviço de Hematologia Pediátrica

Iniciou-se novo Serviço de Hematologia Pediátrica no laboratório, o que resultou em rapidez de diagnóstico do resultado do exame, que antes seguiam para Vitoria e demorava cerca de 20 dias. Os exames de anemias em geral, alterações de leucócitos, linfomas, coagulação sanguínea e leucemias ajudaram num tratamento especializado e rápido para os pacientes.

O laboratório investiu na atualização e automatização de seus equipamentos com a compra de novos equipamentos. Foram investidos cerca de 200 mil reais advindos de recursos do Estado e de doações particulares que resultaram em maior segurança, precisão e agilidade nos resultados dos exames.

2008
Construção do novo Laboratório

Em Dezembro de 2008 com a construção do novo Laboratório de Análises Clínicas recebeu o nome de “Laboratório Satyro Pereira França”, que homenageia o ex-presidente e um dos maiores empreendedores na história do hospital.

Construção de nova área de produção do Laboratório de Análises Clínicas.

2009
Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade

Implantação do Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade no Laboratório. A implantação engloba planejamento, desenvolvimento e capacitação de toda equipe; visava à melhoria contínua da qualidade do laboratório, que levava a redução de custos, diminuírem desperdícios e aumentar a produtividade.

Com o aumento da capacidade produtiva e a eficiência dos serviços possibilitou pela primeira vez o laboratório obter a certificação do DICQ - Sistema Nacional de Acreditação. Na época, em todo o país eram 62 laboratórios certificados pelo sistema, sendo apenas 02 laboratórios em hospitais. Deste modo, o Hospital Infantil se tornou o primeiro hospital a ter um laboratório com Sistema da Qualidade acreditado pelo DICQ no Espírito Santo e o segundo no Brasil.

2013
PA de Vargem Alta e Posto de Coleta

Ampliação da administração HIFA para o PA de Vargem Alta e Posto de Coleta do Laboratório “Satyro Pereira França”, no distrito de Itaóca, em Cachoeiro.

2014
Novo Posto de Coleta

O Laboratório de Análises Clínicas “Satyro Pereira França” abre novo posto de coleta, no distrito de Itaóca, em Cachoeiro de Itapemirim.

Além de Itaóca, o Laboratório possui ainda um posto 24 horas no Pronto Atendimento “Paulo Pereira Gomes”, um moderno espaço para coletas SUS na Rua Estrela do Norte, próximo ao Hospital Infantil; no Município de Marataízes e uma Unidade Avançada de Coleta com exclusivo atendimento aos principais convênios e particulares localizados na Policlínica Gente, na Avenida Pinheiro Junior. Desta forma, o laboratório confirma a sua missão de contribuir no diagnóstico, na terapêutica, prevenção e no prognóstico correto por meio de análises e interpretação de materiais biológicos, assegurando aos pacientes resultados confiáveis e rápidos.

Laboratório recebe novamente a certificação de qualidade.

2016
Inauguração de Posto de Coleta

Inauguração de Posto de Coleta no Hospital Comunitário Drª. Andrea Canzian Lopes, Atílio Vivácqua.

2020
Laboratório de Biologia Molecular

Criação do laboratório de biologia molecular com início de diagnóstico altamente resolutivo com exames de PCR, que utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o Vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo.

2021
Novos Equipamentos

Aquisição de novos equipamentos de hematologia e bioquímica. Os aparelhos comprados com recursos próprios correspondem a um investimento de quase R$500 mil reais.

2022
Nova Identidade Visual

HIFA recebe nova identidade visual e passa a ser chamado Laboratório HIFA “Laboratório Satyro Pereira França”.

2024
Inauguração de Novas Unidades

Em março o HIFA inaugurou cinco novas unidades do laboratório nos distritos de Cachoeiro de Itapemirim: Itaoca, Pacotuba, Coutinho, Burarama e Soturno