A importância da cultura de compliance na área da saúde

hifaorgbr

O setor de saúde enfrenta desafios que vão além do atendimento médico. Com a crescente complexidade de suas operações, a integridade e a conformidade com normas legais e éticas se tornaram pilares indispensáveis para garantir a confiança de pacientes, colaboradores e parceiros. Por isso, o Hifa está implantando a sua política de Compliance e Governança.

Nesse contexto, a cultura do Compliance é um instrumento estratégico, prevenindo irregularidades e fortalecendo a credibilidade das organizações.

O termo “Compliance” deriva da expressão em inglês “to comply with”, que significa “agir de acordo com”. Trata-se de um conjunto de práticas voltadas para garantir que a instituição esteja em conformidade com legislações, atos regulatórios, regulamentos internos, regras sociais e morais, além de princípios éticos.

Para empresas do setor de saúde, especialmente as que possuem vínculo contratual com entes públicos, a implantação de um programa de Compliance é mais do que uma recomendação, é uma exigência legal. Desde setembro de 2023, o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa) trabalha com as políticas de Compliance.

Para prevenir que possíveis vulnerabilidades se tornem problemas, o Compliance se apresenta como um mecanismo fundamental, promovendo uma cultura organizacional alinhada à integridade e à responsabilidade.

Entre os principais benefícios do Compliance, destacam-se:

  • Fortalecimento da imagem da empresa no mercado.
  • Credibilidade com clientes e fornecedores;
  • Possibilidade de maior competição internacional;
  • Conhecer os riscos da atividade empresarial;
  • Reduzir custos com jurídico contencioso e condenações cíveis, fiscais, criminais e trabalhistas;
  • Alinhamento dos empregados com as diretrizes da empresa;
  • Vantagem na dosimetria de multa e sanções administrativas.

O Compliance na prática

Na área da saúde, onde a transparência e a confiança são fundamentais, o Compliance envolve a criação de políticas internas claras, a implementação de regras de conduta, promoção de treinamentos contínuos para os colaboradores e um canal de ética para informações sobre casos de desrespeito.

Ao adotar práticas de Compliance, as instituições de saúde reafirmam o compromisso com a ética, a legislação e o bem-estar da sociedade. Essa postura não só fortalece a reputação, mas também contribui para a construção de um sistema de saúde mais justo e transparente.

O Compliance não é apenas uma exigência legal ou uma estratégia de mercado; é um compromisso com a integridade e a excelência. Para instituições de saúde como o Hifa, a adoção desse programa reforça a missão de oferecer serviços de qualidade e humanizados, pautados pela ética e pelo respeito.

Confira mais notícias

Notícias

Minicurso de sutura é realizado no Hifa em parceria com o Coren-ES

Notícias

Abril Verde: Hifa reforça a importância dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho

Destaque

Abril pela Segurança do Paciente: Hifa realiza Webinar para capacitar profissionais da área da saúde

Destaque

Hospital Dr. Luiz Buaiz recebe visita de deputados da Comissão de Saúde da Ales

Destaque

Hifa realiza demonstração financeira de 2024 com participação de novos associados 

Destaque

Projeto HIFA nas comunidades realiza primeira etapa no bairro Sumaré

Destaque

Novo projeto de hospitalidade reforça atendimento humanizado nas unidades do Hifa

Destaque

Hifa recebe novos integrantes da residência médica e multiprofissional